21/11/2014
20/10/2010
PROJETO - O NOSSO URBANO: GEOGRAFIA, SOCIOLOGIA E FOTOGRAFIA
1. PROJETO - O NOSSO URBANO:GEOGRAFIA, SOCIOLOGIA E FOTOGRAFIA
2. JUSTIFICATIVA:
Atualmente a maior parte da sociedade se concentra nas cidades, local onde estabelecemos nossas relações sociais, como de amizade, familiar, religiosa, cultural, entre outras. A cidade onde vivemos nos traz uma série de satisfações, e são também palco de uma série de conflitos, desde os mais simples, fáceis de serem sanados, até graves problemas urbanos.
Telêmaco Borba é uma cidade relativamente nova, que apresenta problemas e qualidades comuns a todos centros urbanos, mas também é dotada de características particulares. Com a identificação dessas particularidades, o presente projeto visa à coleta de material fotográfico da paisagem da cidade de Telêmaco Borba.
Paisagem é um conceito da Geografia entendido como o aspecto visível, aquilo que nós vemos, ou seja, aquilo que se revela diante de nosso olhar. A paisagem pode ser dividida em cultural ou artificial, aquela resultante do trabalho da sociedade; e natural, aquela que não teve interferência antrópica.
É fato que o espaço urbano possui uma predominância de paisagens culturais, mas nem por isso a paisagem natural é inexistente. Sendo a paisagem o aspecto visível, podemos realizar análises da paisagem urbana através da fotografia, ou seja, a coleta da paisagem, onde as disciplinas de Geografia e Sociologia contribuirão para compreensão dos cenários identificados nas fotografias.
3. OBJETIVO:
Analisar a paisagem do espaço urbano através de fotografias.
4. PARTES DO PROJETO
O projeto é constituído de três partes:
a) Coleta de material para uso nas aulas de Geografia e Sociologia;
b) Requisito parcial de conceito individual para as disciplinas de Geografia e Sociologia;
c) Exposição para escolha da fotografia de destaque.
5. QUEM PODE PARTICIPAR:
Alunos regularmente matriculados no Colégio SESI no ano 2010, e que frequentam o 4º Bimestre.
6. COMO PARTICIPAR:
Os alunos deverão entregar, em envelope lacrado, uma fotografa dentro da temática exposta, tamanho 15 X 21 cm, preto e branca ou colorida, juntamente com a legenda preenchida, constando: TÍTULO e PSEUDÔNIMO. Na parte externa do envelope deve constar apenas: NOME e OFICINA DE APRENDIZAGEM.
Cada aluno deve participar apenas com uma fotografia.
O título da fotografia deve ser relacionado a sua imagem.
Os envelopes devem ser entregues entre os dias 3 e 9 de Novembro para o professor responsável. Não participarão envelopes entregues fora das datas estabelecidas.
Fotografias que não contemplem a temática, paisagem natural ou cultural urbana de Telêmaco Borba, serão desclassificadas.
7. ATRIBUIÇÃO DE CONCEITO INDIVIDUAL:
Essa atividade tem como finalidade, também, atribuição de conceito parcial individual aos alunos nas disciplinas de Geografia e Sociologia, referente ao 4º Bimestre, onde serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:
S: alunos que entregarem o material, dentro da data prevista, e com os requisitos constantes no item 6;
B: alunos que entregarem o material, dentro da data prevista, e com os requisitos constantes no item 6, sendo a fotografia original, inédita e criativa;
E: alunos que entregarem o material, dentro da data prevista, e com os requisitos constantes no item 6, sendo a fotografia original, inédita, criativa, adequação ao tema, e outros critérios a serem definidos pela comissão julgadora, caso necessário;
I: alunos que não se enquadram nos itens anteriores.
8. EXPOSIÇÃO:
As fotografias ficarão em exposição para visualização e apreciação durante o Festival de Cultura do Colégio SESI, nos dias 11 e 12 de Novembro. Além disso, as fotografias serão julgadas pelos alunos do Colégio, onde poderão votar em sua fotografia preferida. A fotografia que obter o maior número de votos receberá premiação simbólica do Colégio.
Gustavo Bahr
Professor responsável
Legenda:
Título: __________________________________
Pseudônimo: ______________________________
Parte externa do envelope:
Aluno: ____________________________________
Oficina: __________________________________
2. JUSTIFICATIVA:
Atualmente a maior parte da sociedade se concentra nas cidades, local onde estabelecemos nossas relações sociais, como de amizade, familiar, religiosa, cultural, entre outras. A cidade onde vivemos nos traz uma série de satisfações, e são também palco de uma série de conflitos, desde os mais simples, fáceis de serem sanados, até graves problemas urbanos.
Telêmaco Borba é uma cidade relativamente nova, que apresenta problemas e qualidades comuns a todos centros urbanos, mas também é dotada de características particulares. Com a identificação dessas particularidades, o presente projeto visa à coleta de material fotográfico da paisagem da cidade de Telêmaco Borba.
Paisagem é um conceito da Geografia entendido como o aspecto visível, aquilo que nós vemos, ou seja, aquilo que se revela diante de nosso olhar. A paisagem pode ser dividida em cultural ou artificial, aquela resultante do trabalho da sociedade; e natural, aquela que não teve interferência antrópica.
É fato que o espaço urbano possui uma predominância de paisagens culturais, mas nem por isso a paisagem natural é inexistente. Sendo a paisagem o aspecto visível, podemos realizar análises da paisagem urbana através da fotografia, ou seja, a coleta da paisagem, onde as disciplinas de Geografia e Sociologia contribuirão para compreensão dos cenários identificados nas fotografias.
3. OBJETIVO:
Analisar a paisagem do espaço urbano através de fotografias.
4. PARTES DO PROJETO
O projeto é constituído de três partes:
a) Coleta de material para uso nas aulas de Geografia e Sociologia;
b) Requisito parcial de conceito individual para as disciplinas de Geografia e Sociologia;
c) Exposição para escolha da fotografia de destaque.
5. QUEM PODE PARTICIPAR:
Alunos regularmente matriculados no Colégio SESI no ano 2010, e que frequentam o 4º Bimestre.
6. COMO PARTICIPAR:
Os alunos deverão entregar, em envelope lacrado, uma fotografa dentro da temática exposta, tamanho 15 X 21 cm, preto e branca ou colorida, juntamente com a legenda preenchida, constando: TÍTULO e PSEUDÔNIMO. Na parte externa do envelope deve constar apenas: NOME e OFICINA DE APRENDIZAGEM.
Cada aluno deve participar apenas com uma fotografia.
O título da fotografia deve ser relacionado a sua imagem.
Os envelopes devem ser entregues entre os dias 3 e 9 de Novembro para o professor responsável. Não participarão envelopes entregues fora das datas estabelecidas.
Fotografias que não contemplem a temática, paisagem natural ou cultural urbana de Telêmaco Borba, serão desclassificadas.
7. ATRIBUIÇÃO DE CONCEITO INDIVIDUAL:
Essa atividade tem como finalidade, também, atribuição de conceito parcial individual aos alunos nas disciplinas de Geografia e Sociologia, referente ao 4º Bimestre, onde serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:
S: alunos que entregarem o material, dentro da data prevista, e com os requisitos constantes no item 6;
B: alunos que entregarem o material, dentro da data prevista, e com os requisitos constantes no item 6, sendo a fotografia original, inédita e criativa;
E: alunos que entregarem o material, dentro da data prevista, e com os requisitos constantes no item 6, sendo a fotografia original, inédita, criativa, adequação ao tema, e outros critérios a serem definidos pela comissão julgadora, caso necessário;
I: alunos que não se enquadram nos itens anteriores.
8. EXPOSIÇÃO:
As fotografias ficarão em exposição para visualização e apreciação durante o Festival de Cultura do Colégio SESI, nos dias 11 e 12 de Novembro. Além disso, as fotografias serão julgadas pelos alunos do Colégio, onde poderão votar em sua fotografia preferida. A fotografia que obter o maior número de votos receberá premiação simbólica do Colégio.
Gustavo Bahr
Professor responsável
Legenda:
Título: __________________________________
Pseudônimo: ______________________________
Parte externa do envelope:
Aluno: ____________________________________
Oficina: __________________________________
07/07/2010
Jose Saramago
Ola, car@s amigos
Estamos em ritmo de ferias, periodo de descanso, mas tambem de ocupar o tempo vago com algo produtivo. A minha sugestao, dessa vez, vai no sentido de conhecer um pouco mais sobre uma grande pessoa que nos deixou a pouco tempo: Jose Saramago.
Esse escritor portugues possui muitas obras, e fica a dica para uma boa leitura. Ainda, sugiro o filme "Ensaio sobre a cegueira", baseado na obra de Saramago e dirigido pelo brasileirto Fernando Meirelles.
Por enquanto confiram o curta metragem "A maior flor do mundo".
http://www.youtube.com/watch?v=MNavjsXc12c
Boas ferias
Estamos em ritmo de ferias, periodo de descanso, mas tambem de ocupar o tempo vago com algo produtivo. A minha sugestao, dessa vez, vai no sentido de conhecer um pouco mais sobre uma grande pessoa que nos deixou a pouco tempo: Jose Saramago.
Esse escritor portugues possui muitas obras, e fica a dica para uma boa leitura. Ainda, sugiro o filme "Ensaio sobre a cegueira", baseado na obra de Saramago e dirigido pelo brasileirto Fernando Meirelles.
Por enquanto confiram o curta metragem "A maior flor do mundo".
http://www.youtube.com/watch?v=MNavjsXc12c
Boas ferias
12/11/2009
Recursos naturais e fontes de energia
Essa postagem é destinada, principalmente, para os alunos de 5ª série, sendo que os demais poderão fazer proveito, sem nenhum problema.
A socieadade atual é extremamente dependente dos recursos naturais, onde dividimos esses em renováveis e não - renováveis.
Os recursos naturais renováveis são aqueles em que o processo natural os renova sendo que, tomando os mais variados cuidados, eles não acabam. Já os recursos naturais não - renováveis são aqueles que quando usados até o fim simplesmente não os encontramos mais em nosso planeta, como exemplo o petróleo e o carvão mineral.
Com relação as fontes de energia dividimos essas em convencionais, fósseis ou não - renováveis e as renováveis ou alternativas.
As fontes de energia não - renováveis são poluidoras e causam danos ao meio ambiente, tendo como exemplo:
- petróleo

- carvão mineral

- gás natural

- energia nuclear

- usinas termelétricas (usinas que funcionam com a queima de gás natural, petróleo ou carvão mineral)

As fontes de energia renováveis não são poluidoras e não causam danos ao meio ambiente, tendo como exemplo:
- energia eólica (do vento)

- energia geotérmica (aproveita o calor contido no interior da Terra)

- energia das marés

- energia solar

- biomassa

- usinas hidrelétricas
A socieadade atual é extremamente dependente dos recursos naturais, onde dividimos esses em renováveis e não - renováveis.
Os recursos naturais renováveis são aqueles em que o processo natural os renova sendo que, tomando os mais variados cuidados, eles não acabam. Já os recursos naturais não - renováveis são aqueles que quando usados até o fim simplesmente não os encontramos mais em nosso planeta, como exemplo o petróleo e o carvão mineral.
Com relação as fontes de energia dividimos essas em convencionais, fósseis ou não - renováveis e as renováveis ou alternativas.
As fontes de energia não - renováveis são poluidoras e causam danos ao meio ambiente, tendo como exemplo:
- petróleo

- carvão mineral

- gás natural

- energia nuclear

- usinas termelétricas (usinas que funcionam com a queima de gás natural, petróleo ou carvão mineral)

As fontes de energia renováveis não são poluidoras e não causam danos ao meio ambiente, tendo como exemplo:
- energia eólica (do vento)

- energia geotérmica (aproveita o calor contido no interior da Terra)

- energia das marés

- energia solar

- biomassa

- usinas hidrelétricas
12/10/2009
Geografia de Telêmaco Borba - Aspectos físicos e ambientais
30/09/2009
Sugestão de leituras
Daniel comentou comigo para sugerir algumas leituras. Então aí vai algumas literaturas anárquicas para todos que possam se interessar.
Em minha adolescência li e aprendi muito com um anarquista chamado Roberto Freire:
- Ame e dê vexame (disponível na biblioteca municipal);
- Utopia e paixão (disponível na biblioteca municipal);
Um livro de caráter infantil e, pricipalmente, filosófico. Li esse livro em minha infância e tive uma percepção, voltei a ler a cerca de um ano, e tive outra:
- Pequeno Príncipe - Saint-Éxupery
Livros utópicos e libertários:
- A revolução dos bichos - George Orwell; (disponível na biblioteca municipal)
- 1984 - George Orwell; (disponível na biblioteca municipal)
- Admirável mundo novo - Aldous Huxley; (disponível na biblioteca municipal)
Interessantes:
- Anarquistas graças a deus - Zélia Gattai; (disponível na biblioteca municipal)
- O anarquismo experimental de Gionanni Rossi - Cândido de Mello Neto.
Boa viagem.
Em minha adolescência li e aprendi muito com um anarquista chamado Roberto Freire:
- Ame e dê vexame (disponível na biblioteca municipal);
- Utopia e paixão (disponível na biblioteca municipal);
Um livro de caráter infantil e, pricipalmente, filosófico. Li esse livro em minha infância e tive uma percepção, voltei a ler a cerca de um ano, e tive outra:
- Pequeno Príncipe - Saint-Éxupery
Livros utópicos e libertários:
- A revolução dos bichos - George Orwell; (disponível na biblioteca municipal)
- 1984 - George Orwell; (disponível na biblioteca municipal)
- Admirável mundo novo - Aldous Huxley; (disponível na biblioteca municipal)
Interessantes:
- Anarquistas graças a deus - Zélia Gattai; (disponível na biblioteca municipal)
- O anarquismo experimental de Gionanni Rossi - Cândido de Mello Neto.
Boa viagem.
27/09/2009
Saída de campo: Castro - PR (27 de Setembro de 2009)
Gostaria de relatar um pouco sobre a saída de campo que o Colégio SESI - Telêmaco Borba, fez no sábado, dia 27 de Setembro de 2009.
Na manhã do referido dia, nos deslocamos de Telêmaco até Castro, cidade localizada no Primeiro Planalto Paranaense. Já em Castro, fomos até a Colônia de Castrolanda, localidade que desenvolve a pecuária, com tecnologia de ponta. Um grande destaque é o padrão das casas da colônia, sendo bastante elevado.
Atravessamos Castrolanda e fomos até a Fazenda Capão Alto, antiga fazenda da região que preserva em sua arquitetura toda história e cultura da região. Segundo o seu João, simpático senhor que nos atendeu, as paredes da casa não foram usados tijolos para sua edificação. A casa maior está bastante preservada, e ao redor encontram-se outras construções, como as senzalas, que restam apenas as ruínas.

Na fazenda, uma funcionária da Prefeitura, juntamente com seu irmão, falaram um pouco sobre a questão dos quilombolas. Eles são descendentes e nos contaram sobre os problemas enfrentados, sobretudo com relação ao caráter financeiro e ajuda estatal. A comunidade deles é demarcada, onde moram cerca de 30 famílias, mas continuam sofrendo com pressão do entorno, onde eles estão "encurralados". Nos contaram que foi somente após o governo do Presidente Lula que começaram a receber mais atenção, mesmo estando na Constituição Federal, e tanto o governo do estado quanto o municipal não apoiam essa importante população tradicional.
No retorno, paramos em Castrolanda para visitar o moinho, importante marco da imigração holandesa na região. De acordo com informações coletadas no local, esse moinho é o maior da América Latina.

Chegando no centro de Castro fomos almoçar em um restaurante localizado em um morro que pode-se visualizar toda a cidade. O almoço foi excelente e logo após fomos até o Museu do Tropeiro.
No museu pudemos ver e ouvir um pouco mais sobre esse importante ciclo que deu origem a várias cidades de nossa região, além de deixar marcos na cultura local até os dias de hoje.

De uma maneira geral a aula de campo foi bastante proveitosa e até a próxima.
Valeu galera, grande abraço.
Na manhã do referido dia, nos deslocamos de Telêmaco até Castro, cidade localizada no Primeiro Planalto Paranaense. Já em Castro, fomos até a Colônia de Castrolanda, localidade que desenvolve a pecuária, com tecnologia de ponta. Um grande destaque é o padrão das casas da colônia, sendo bastante elevado.
Atravessamos Castrolanda e fomos até a Fazenda Capão Alto, antiga fazenda da região que preserva em sua arquitetura toda história e cultura da região. Segundo o seu João, simpático senhor que nos atendeu, as paredes da casa não foram usados tijolos para sua edificação. A casa maior está bastante preservada, e ao redor encontram-se outras construções, como as senzalas, que restam apenas as ruínas.
Na fazenda, uma funcionária da Prefeitura, juntamente com seu irmão, falaram um pouco sobre a questão dos quilombolas. Eles são descendentes e nos contaram sobre os problemas enfrentados, sobretudo com relação ao caráter financeiro e ajuda estatal. A comunidade deles é demarcada, onde moram cerca de 30 famílias, mas continuam sofrendo com pressão do entorno, onde eles estão "encurralados". Nos contaram que foi somente após o governo do Presidente Lula que começaram a receber mais atenção, mesmo estando na Constituição Federal, e tanto o governo do estado quanto o municipal não apoiam essa importante população tradicional.
No retorno, paramos em Castrolanda para visitar o moinho, importante marco da imigração holandesa na região. De acordo com informações coletadas no local, esse moinho é o maior da América Latina.
Chegando no centro de Castro fomos almoçar em um restaurante localizado em um morro que pode-se visualizar toda a cidade. O almoço foi excelente e logo após fomos até o Museu do Tropeiro.
No museu pudemos ver e ouvir um pouco mais sobre esse importante ciclo que deu origem a várias cidades de nossa região, além de deixar marcos na cultura local até os dias de hoje.

De uma maneira geral a aula de campo foi bastante proveitosa e até a próxima.
Valeu galera, grande abraço.
Assinar:
Postagens (Atom)
