25/08/2009

Apenas uma idéia

A ausência política atualmente toma conta de toda população. Usei o termo “população” de forma proposital, onde nós da Geografia entendemos dentro de uma visão quantitativa, numérica, de simples contagem – por exemplo: Telêmaco Borba tem 68 mil habitantes!
Está aí, a população e não a sociedade. Essa sim de uma visão qualitativa. Aquela que luta e almeja um futuro melhor. Essa sim é politizada, onde percebem que os acontecimentos da sociedade interferem em suas vidas, de forma direta.
Uma sociedade alienada, sem cultura, sem conhecimento dos acontecimentos que as cercam, é muito fácil de enganar. Assim, aquelas pessoas que já estão no poder, aquelas que detêm a prática política, se manterão, e farão tudo para que se estenda essa situação.
A política não é apenas partidária, e nem é dessa a que me refiro. Mas sim aquela que ocorre em nosso cotidiano, aquela que vivenciamos e nos interfere a cada dia. Essa política deve ser praticada, deve ser encarada com responsabilidade. A política cotidiana é re-construída sobre fatos, onde a visão coletiva tem caráter central.
Mas esse coletivo é o de classe; o coletivo de trabalho; o coletivo do povo, para sermos o coletivo da sociedade. Para sermos sociedade.

Nenhum comentário: