03/09/2009

Sistema de cotas

Um dos assuntos mais polêmicos que tenho visto em minhas aulas, principalmente de Sociologia, é com relação ao sistema de cotas, sobretudo raciais. Para minha satisfação gera-se a maior polêmica nas aulas, com amplos debates.
Eu sou a favor do sistema de cotas raciais no Brasil, um país onde a Universidade, que é um espaço de formação profissional, a grande maioria dos seus acadêmicos é branca, beneficiando assim apenas um segmento étnico da sociedade brasileira, que em realidade é extremamente diversificada.
O sistema de cotas tem por objetivo remediar situações desvantajosas, e sobretudo encará-lo como uma situação de transição. Não podemos esperar que grupos sociais que não são beneficiados em nada pela sociedade, possa concorrer da mesma forma em um exame.
Dados mostram que alunos cotistas possuem desempenho superior dentro das Universidade. Instituições que se mostram contrária ao sistema de cotas, principalmente raciais, mostram aí seu caráter ideológico, de defesa e manutenção do status quo.
Instituições contrárias ao sistema de cotas, são burguesas, e contrárias a presença de classes sociais menos favorecidas entre seus corredores e salas de aula.

3 comentários:

Ana Braun disse...

Gostei de ver, Gustavo. Era isso que estava faltando aqui no seu blog.

E só para constar, também sou a favor da cota para negros!

Ana Braun disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Braun disse...

Gostei de ver! Era exatamente isso que eu esperava de seu blog.

Inclusive, sou a favor de cotas raciais.

Abraço e boas críticas!